Quem tem diabetes pode parar de tomar insulina?


Quem tem diabetes pode parar de tomar insulina?

Será que quem tem diabetes pode parar de tomar insulina? Essa é uma dúvida frequente e uma questão polêmica. E a resposta é: depende. Porém, não é difícil entender os motivos.

Acompanhe a explicação do artigo e veja em quais casos o diabético pode parar de usar insulina.

Os tipos de diabetes e o uso de insulina

Há pessoas que apresentam mais dificuldades para saber qual tipo de diabetes elas têm. Então, é importante destacar que o uso de insulina não determina se o paciente tem diabetes do tipo 1 ou do tipo 2.

A diabetes do tipo 1 é autoimune, o que significa que as células de defesa do paciente não reconhecem mais aquelas que são responsáveis pela produção de insulina. Logo, esta pessoa apenas pode manter a glicose controlada com aplicações diárias de insulina.

Já para quem tem diabetes do tipo 2, o tratamento não é obrigatoriamente o uso de insulina. Elas podem controlar a doença com medicamentos orais e mudando seu estilo de vida. Porém, em alguns momentos o diabético do tipo 2 pode precisar da injeção de insulina.

A diferença é que enquanto um caso a insulina é indispensável, em outro ela pode ser necessária apenas por certo tempo.

Quem tem diabetes pode parar de tomar insulina?

Algumas pessoas com diabetes do tipo 2 podem parar de usar insulina. Em geral, essas pessoas apresentam sobrepeso ou são obesas. Logo, a perda de peso diminui a resistência insulínica. Sendo assim, os níveis de insulina necessários para controlar a glicose no sangue também são reduzidos.

A glicose em excesso é tóxica para as células que produzem insulina, promovendo a sua destruição. Em alguns momentos a pessoa que possui diabetes do tipo 2 pode estar com a descontrole glicêmico, sendo necessário o uso de insulina.

Porém isso não é algo preocupante. A insulina é o medicamento mais tradicional para o controle da diabetes. Além disso, utilizar esse remédio uma vez não significa ter que fazer uso por toda a vida. É possível administrar a insulina apenas durante um período mais crítico e depois ela pode ser retirada do paciente.

Isso apenas não é possível para as pessoas que têm diabetes do tipo 1, porque elas são insulino-dependentes. Ou seja, elas não conseguem produzir essa substância, com isso a aplicação constante acaba sendo necessária.

Quem tem diabetes pode parar de tomar insulina?

É possível concluir que os pacientes com diabetes do tipo 2 podem parar de tomar insulina quando recomendado pelo médico. Esse uso pode ser necessário no futuro caso haja outro descontrole da glicemia. Porém, os pacientes com diabetes tipo 1 não podem ficar sem o uso de insulina.

Além disso, não é recomendado parar o tratamento com insulina sem prescrição médica. Isso ocorre porque a parada repentina pode causar risco de cetoacidose diabética para pacientes do tipo 1, além de poder causar um estado hiperosmolar, para pacientes do tipo 2.

Não bastando esses motivos, o quadro pode ser agravado, originando várias complicações vindas da diabetes, como: cegueira e necrose. Pode causar, ainda, o risco de entrar em coma ou até mesmo de morte. Por isso, é fundamental seguir as orientações de seu médico e nunca parar o tratamento sem a devida orientação.

Agora que você já sabe qual paciente com diabetes que pode parar de tomar insulina, continue usando seus medicamentos, praticando atividades físicas e tendo uma dieta saudável. Assim, você pode manter a diabetes controlada e ter mais qualidade de vida.

Gostou do artigo? Então confira como viver bem com diabetes.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?