Qual o tratamento para diabetes?


Qual o tratamento para diabetes

Já se perguntou qual o tratamento para diabetes? Para administrar essa doença é necessário utilizar os medicamentos corretos. São eles que ajudam a controlar o índice de glicose na corrente sanguínea.

Para a diabetes do tipo 1, geralmente é indicado o uso de insulina. Por outro lado, para o tipo 2, é possível utilizar vários remédios contra a diabetes. Entenda mais sobre as formas de tratar essa doença em seus diferentes tipos.

Qual o tratamento para diabetes?

Cada tipo de diabetes apresenta uma forma de tratamento. Além disso, a recuperação deve ser unida à alimentação saudável e aos exercícios físicos. Confira o tratamento para diabetes:

  1. Tratamento com remédios;
  2. Alimentação correta.
  3. Atividades físicas.

1- Tratamento com remédios

Existem diversos medicamentos para tratar diabetes, eles são chamados de hipoglicemiantes ou antidiabéticos. A prescrição médica é feita a partir da avaliação de cada paciente. Isso pode inclui: peso, estilo de vida e alimentação.

  • Tratamento para diabetes tipo 1: como esse tipo da doença é causado pela baixa capacidade do pâncreas em produzir insulina, a medicação é para controlar esse nível. Desse modo, a diabetes tipo 1 é tratada com a aplicação de insulina sintética diariamente. Além disso, o tratamento também é feito com o glicosímetro, o aparelho que verifica as taxas de açúcar todos os dias. 
  • Tratamento para diabetes tipo 2: para esse tipo são utilizados remédios antidiabéticos. Eles atuam tratando a diabetes tipo 2 de duas formas: no aumento da produção de insulina pelo pâncreas e na diminuição da produção de glicose pelo organismo. Entre os medicamentos mais utilizados estão: Glibenclamida, Metformina, Gliclazida, Pioglitazona Acarbose, Vildagliptina, Exenatida e Sitagliptina.

2- Tratamento com dieta alimentar

Existem uma lista de alimentos para diabéticos e outros pratos que não podem ser consumidos por quem tem a enfermidade. Porém, seguindo boas práticas alimentares é possível manter a doença sob controle. Confira como o diabético deve manter a sua dieta:

  • Consumir mais fibras e cereais;
  • Comer de 3 em 3 horas;
  • Evitar todo tipo de açúcar e adoçante;
  • Escolher alimentos diet;
  • Evitar a gordura saturada;
  • Evitar carboidratos;
  • Beber bastante água.

Além dessas medidas, é importante manter o acompanhamento com um nutricionista. Esse médico receitará os melhores pratos de acordo com o perfil de cada paciente. Assim, as complicações da doença podem ser evitadas como: problemas nos olhos, nos rins, má cicatrização e neuropatia diabética.

3- Tratamento com exercícios físicos

Os exercícios mais indicados para quem tem diabetes são as atividades aeróbicas. Neste modelo estão: corrida, caminhada, dança, natação, remo e ciclismo. Exercícios que pedem resistência, como a musculação, também são ótimos. O aumento da massa muscular proporciona uma melhora na sensibilidade à insulina.

É importante manter uma frequência das práticas. O indicado é realizar diariamente ou, no mínimo, 3 vezes na semana. Sempre se lembrando de não permanecer mais do que 2 dias sem praticar a atividade física.

Esse conjunto de ações é o melhor tratamento para diabetes. Não tem mistério, basta ingerir a medicação receitada, manter uma boa dieta e praticar exercícios físicos.

Achou o artigo útil? Então deixe o seu gostei logo abaixo.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?