Qual nível de glicemia é considerado diabetes?


Quando é constatado níveis altos de glicose no sangue, porém não tão elevados, o paciente é diagnosticado com pré-diabetes. Nessa fase é importante começar a mudança de hábitos nocivos para que a doença não avance. Saiba qual nível de glicemia é considerado diabetes e quais medidas tomar para ter uma rotina de mais qualidade.

Conhecer os índices de referência da diabetes é uma grande ajuda para a gestão da doença. Dessa forma, os efeitos mais graves são evitados e é mais fácil levar uma vida saudável, ativa e feliz.

Qual nível de glicemia é considerado diabetes?

Existem 3 níveis de critérios para determinar o ponto em que é diagnosticado o quadro de diabetes. A medição pode ser feita com a pessoa: durante o jejum, pós-alimentação e em glicemia casual. Entenda melhor cada um dos casos.

Durante o jejum: O ideal é que a conferência seja feita com 8 horas de jejum. A taxa é considerada normal quando está inferior ou igual a 99 mg/dL. Ocorre tolerância à glicose quando os índices estão de 100 mg/dL a 126 mg/dL e já é considerado pré-diabetes. Sendo assim, maior ou igual a 126 mg/dL ocorre o diagnóstico de diabetes.

Pós-alimentação:Esses índices são avaliados em até 2 horas após o consumo de algum alimento. A taxa é considerada normal quando inferior a 140 mg/dL. Um sinal de alerta aparece com o nível de glicose em 140 mg/dL a 200 mg/dL. Porém, quando o índice glicêmico está maior ou igual a
200 mg/dL, o paciente está diabético.

Glicemia casual: é uma aferição realizada em qualquer hora do dia. Durante essa análise, a doença é constatada quando ocorre uma taxa maior ou igual a 200mg/dL apresentando os sintomas típicos da diabetes.

Quando a taxa passa de 126 mg/dL já há diabetes?

A forma de diagnosticar se o paciente está com a doença é por meio de um exame para detectar diabetes. Em geral, essa avaliação é uma análise de sangue laboratorial. Porém, se acusar uma única taxa de glicemia superior ou equivalente a 126 mg/dL não constata o diagnóstico de diabetes.

Em casos em que a taxa é superior ao limite estabelecido, não basta apenas confiar no primeiro relatório. Para que haja certeza de que há diabetes, é preciso repetir a avaliação. Dessa forma, é possível ter a confirmação do quadro diabético.

E quando o nível de glicose indica pré-diabetes?

Se um paciente é diagnosticado com pré-diabetes significa que seu índice glicêmico ultrapassou 100 mg/dL, porém não é maior que 126 mg/dL. Ou seja, o nível de açúcar no sangue é alto, mas não tão elevado quanto no diagnóstico de diabetes.

O quadro de pré-diabetes não é considerado um diagnóstico final. Esse estado é uma fase de risco alto para o surgimento de diabetes mellitus tipo 2. Quando constatado esse caso, algumas medidas simples podem ser de grande ajuda como: melhorar a alimentação, evitar os alimentos proibidos para diabéticos, fazer exercícios físicos 3 vezes na semana e perder o peso extra.

Agora que já sabe qual nível de glicemia é considerado diabetes e que é preciso ter 2 confirmações, não descuide de sua saúde. Procure fazer seus exames de rotina e fique atento sempre a qualquer sintoma.

Achou o artigo útil? Então, que tal compartilhar nas redes sociais? Envie para um amigo, talvez ele precise saber dessas informações.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?