Quais são os primeiros sinais de diabetes?


Quais são os primeiros sinais de diabetes

A diabetes é uma doença originada pela presença excessiva de glicose na corrente sanguínea. Ela pode ser categorizada em: tipo 1 e tipo 2. Veja quais são os primeiros sinais de diabetes e previna o desenvolvimento dessa enfermidade.

Procure orientação médica nos sintomas iniciais e assim o tratamento será muito mais eficiente. Confira mais sobre a doença e quais os sintomas de seu aparecimento.

Os tipos de diabetes

A diabetes do tipo 1 surge quando o pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou nula. Essa substância é responsável por utilizar e absorver a glicose contida nos alimentos. Quando há pouca ou nenhuma produção de insulina, os níveis de açúcar no sangue ficam muito elevados.

Já a diabetes do tipo 2 é uma enfermidade crônica que acontece por dois fatores: pouca produção de insulina e resistência do organismo à ela. Esse tipo está ligado a maus hábitos alimentares, excesso de peso e sedentarismo.

Há ainda os casos de pré-diabetes que ocorre quando os índices glicêmicos estão muito altos, porém não o suficiente para ser um índice de glicemia considerado diabetes.

Por isso, é sempre necessário estar atento aos sintomas da doença para cuidar antes que a doença apareça. Confira os primeiros sinais de diabetes.

Primeiros sinais de diabetes

Prevenir é sempre o melhor tratamento. Então, confira se há o surgimento de algum desses sintomas. Caso constate que pode ter diabetes, realize os exames para confirmação e siga as orientações médicas. Os primeiros sinais da enfermidade são:

1- Perda de peso repentina

Mudanças repentinas de peso podem indicar o começo de diabetes. O emagrecimento rápido e sem motivo pode ocorrer devido à incapacidade do organismo de absorver açúcar e também ao fato de urinar em excesso.

2- Visão embaçada

A visão pode ser afetada pela diabetes, sendo muito comum entre os diabéticos ter problemas oculares. Por isso, um dos primeiros sinais da doença é a visão desfocada e turva. Isso ocorre porque a diabetes afeta o nervo óptico.

3- Fome excessiva

Ter fome constante e sem estar próximo da hora das refeições não é algo normal. Como a diabetes impede que o corpo absorva o açúcar, uma das defesas do organismo é buscar alimentos para repor as energias.

4- Formigamento

Formigamento e dormência podem ser sinais de diabetes. Isso acontece porque a doença causa danos ao vasos sanguíneos e aos nervos. Em geral, esse incômodo é muito comum nos pés e nas mãos.

5- Fadiga constante

Cansaço e exaustão em excesso podem ser os primeiros sinais de diabetes. Como a produção de insulina é baixa, o corpo não recebe a energia necessária, o que causa a sensação e fadiga constante.

6- Sede frequente

Sentir sede frequentemente pode estar relacionado ao aparecimento de diabetes. Devido aos níveis elevados de glicose no sangue, o corpo responde pedindo água para tentar normalizar seu funcionamento.

7- Urinar em excesso

Quando há uma elevação nos índices glicêmicos, chega uma grande quantidade de açúcar aos rins. Como esse órgão não pode eliminar o açúcar puro, o rim dilui essa substância em água para pode expelir do corpo.

Agora que já sabe quais são os primeiros sinais de diabetes, cuide da sua saúde. Se notar que tem muitos ou todos os sintomas, faça um exame para detectar diabetes e procure orientação médica.

Achou o artigo útil? Então deixe o seu gostei logo abaixo.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?