Quais frutas diabéticos podem comer?


 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais frutas diabéticos podem comer. Outras acreditam, ainda, que diabéticos não devem consumir nenhuma fruta. Entenda melhor sobre os alimentos para quem tem diabetes e desvende esse mito

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais frutas diabéticos podem comer. Outras acreditam, ainda, que diabéticos não devem consumir nenhuma fruta. Entenda melhor sobre os alimentos para quem tem diabetes e desvende esse mito.

Quem tem essa doença pode e deve, sim, incluir frutas em sua dieta. Porém, é preciso selecionar aquelas com baixo teor de carboidratos e dentro do índice glicêmico permitido.

Confira uma lista com 13 frutas que diabéticos podem adicionar ao seu cardápio sem medo.

Quais frutas diabéticos podem comer

Com moderação, é possível montar uma dieta rica, nutritiva e deliciosa. Não é preciso fazer muitas restrições, apenas observar a quantidade ideal que pode ser ingerida por dia. Confira 13 frutas que podem ser consumidos por pessoas com diabetes.

1- Tangerina

Quantidade diária: uma unidade pequena

Carboidratos: 13 gramas

Índice Glicêmico: 35

2- Banana prata

Quantidade diária: meia banana

Carboidratos: 10,4 gramas

Índice Glicêmico: 51

3- Laranja

Quantidade diária: meia laranja (evite o suco)

Carboidratos: 20,7 gramas

Índice Glicêmico: 48

4- Pera

Quantidade diária: meia unidade

Carboidratos: 17,6 gramas

Índice Glicêmico: 33

5- Maçã

Quantidade diária: uma unidade

Carboidratos: 19,7 gramas

Índice Glicêmico: 39

6- Melão

Quantidade diária: duas a três fatias

Carboidratos: 7,5 gramas

Índice Glicêmico: 65

7- Ameixa

Quantidade diária: uma unidade

Carboidratos: 12,4 gramas

Índice Glicêmico: 55

8- Morango

Quantidade diária: dez unidades

Carboidratos: 3,4 gramas

Índice Glicêmico: 40

9- Goiaba vermelha

Quantidade diária: uma unidade pequena

Carboidratos: 22 gramas

Índice Glicêmico: 20

10- Abacate

Quantidade diária: um inteiro por dia

Carboidratos: 4,8 gramas

Índice Glicêmico: 0

11- Uva

Quantidade diária: dez unidades

Carboidratos: 10,8 gramas

Índice Glicêmico: 66

12- Kiwi

Quantidade diária: dois por dia

Carboidratos: 13,8 gramas

Índice Glicêmico: 58

13- Manga

Quantidade diária: duas fatias

Carboidratos: 17,9 gramas

Índice Glicêmico: 51

Dicas para o consumo das frutas

Uma dúvida muito comum é a quantidade de frutas que podem ser ingeridas por dia. Seguindo a tabela, não terá erros e o consumo desses alimentos não será prejudicial para as taxas de glicemia no sangue.

Uma dica muito importante é manter o acompanhamento de um nutricionista. Isso é fundamental, porque cada organismo reage de maneira diferente à glicose. O ideal é manter o limite de quatro frutas diariamente e não ultrapassar esse número.

A banana, por exemplo, não é recomendada entre as frutas que diabéticos podem comer. Porém, seu consumo não é proibido, desde que seja meia banana por dia. Com isso, é possível entender que a dieta não precisa ser rígida, apenas moderada.

Um lembrete é não adicionar adoçantes à porção de cada fruta. Por conter frutose e já ser doce, isso pode interferir em seu organismo. Além disso, lembre-se de não ultrapassar a quantia de 40 a 50 gramas de carboidrato diariamente.

Uma dieta mais saborosa

Por fim, procure variar no consumo das frutas que diabéticos podem comer. Por exemplo, na segunda-feira escolha a manga, já na terça opte por meia banana. O mais indicado é ingerir as frutas mais cedo e evitar o consumo à noite.

Mantenha em mente de as melhores frutas são as que possuem baixo índice glicêmico. Ou seja, que pontuem de preferência até 55 e nunca mais que 70. Assim, é mais fácil manter uma dieta saudável e saborosa.

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