Os melhores chás para controlar diabetes


Os melhores chás para controlar diabetes

Segundo a Organização Mundial da Saúde, já em 2016, mais de 16 milhões de brasileiros apresentavam o quadro de diabetes. Porém, é possível ajudar no tratamento dessa doença com medidas simples. Conheça os melhores chás para controlar diabetes e tenha uma vida muito mais saudável.

Além de ter uma alimentação mais regrada e cuidar do condicionamento físico, beber chás para diabetes é uma boa saída. Com o poder de influenciar no funcionamento da glicose, eles podem ainda prevenir ou reverter a hiperglicemia. Veja a lista e prepare o seu.


1- Chá Verde

Por conter um teor alto de compostos antioxidantes, essas folhas compõe um dos melhores chás para controlar diabetes. Além de ajudar no controle da glicemia, o chá verde também torna a conversão dos carboidratos mais lenta.

O horário mais indicado para consumir a bebida é durante as refeições ou assim logo após. Essa medida ajuda para um melhor controle da glicemia, especialmente após a ingestão de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e batata.

Modo de preparo:

Coloque uma xícara de água para esquentar no fogo. Antes de ferver, retire. Acrescente 1 colher de sobremesa com folhas do chá verde. Após isso, cubra e deixe por 3 minutos. Pode beber morno ou frio.

2- Chá de Pata-de-vaca

A Bauhinia forficata, conhecida como Pata-de-vaca é utilizada há anos para o controle da glicose. Inclusive, 2 estudos realizados em 2002 mostraram como ratos diabéticos que passaram por um tratamento com a erva conseguiram reduzir os índices glicêmicos.

Ela atua com fitoquímicos presentes em sua composição como: flavonoides, bauhinosida, astragalina, glicosídeos, beta-sisterol, guanidina, heteroglicosídeos, saponinas e kaempferitrina.

Modo de preparo:

Em uma xícara de água fervente, coloque 2 folhas de Pata-de-vaca. Abafe por 10 minutos e beba, sem adicionar adoçantes.

3-  Chá de Hibisco

Ótimo para reduzir a gordura abdominal e as taxas de colesterol, o hibisco é também um dos melhores chás para controlar diabetes. Ele ajuda a normalizar os níveis de glicemia, além de auxiliar na resistência à insulina.

Por ser um poderoso remédio natural, é importante que seja consumido com o conhecimento médico. Assim, é possível evitar efeitos indesejados como um episódio de hipoglicemia.

Modo de preparo:

Coloque 2 colheres de sopa cheias de hibisco seco 1 litro de água fervente. Desligue o fogo e abafe a mistura por 5 minutos. Coe e beba em seguida.

4- Chá de Carqueja

Muito utilizada para tratar problemas no fígado, essa planta também é uma grande auxiliar no controle da diabetes. Por ser rica em polifenóis, a planta inibe a oxidação celular. Com isso, ela ajuda no bom funcionamento do fígado.

Isso é ótimo porque a saúde desse órgão é essencial para o controle da glicemia na corrente sanguínea. Utilize esse chá como um grande aliado no tratamento do alto índice de açúcar.

Modo de preparo:

Disponha 2 colheres de sopa com a erva picada em 500 ml de água. Então, deixe que a mistura ferva por 5 minutos. Após isso, desligue o fogo e cubra o recipiente. Quando estiver morno, basta consumir uma xícara.

Agora que você já sabe 4 tipos dos melhores chás para controlar diabetes, coloque essas bebidas em sua rotina. Assim, é possível ter muito mais saúde em seu dias.

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir os 10 melhores alimentos para controlar diabetes.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?