O que é pré-diabetes?


A pergunta sobre o que é pré-diabetes é muito comum. Esse estado é uma alteração metabólica que, se não cuidada, pode chegar ao estágio de diabetes tipo 2. Ela ocorre quando os níveis glicêmicos (açúcar no sangue) aumentam sem controle.

Quando a glicemia fica elevada há uma resistência à insulina. Isso porque o pâncreas produz esse hormônio em excesso para tentar estabilizar os níveis de açúcar sanguíneos. Entenda mais sobre o que é pré-diabetes neste artigo.

O que é pré-diabetes?

A pré-diabetes é um estado clínico que ocorre antes de aparecerem os sintomas da diabetes do tipo 2. É importante destacar que a pré-diabetes não apresenta sinais, por isso é tão difícil de ser diagnosticada no início.

As formas de identificar esse quadro são os exames de sangue. Eles são os responsáveis por mostrar se há um nível alto de glicemia (níveis de açúcar), além da elevação do índice de insulina. Por isso, é essencial fazer uma avaliação médica de rotina regularmente.

Quais as causas e fatores de risco da pré-diabetes?

Entre as causas da pré-diabetes estão a tendência genética, o aumento excessivo de peso, alimentação hipercalórica e o sedentarismo. Essa doença é multifatorial, o que significa que ela pode ser ocasionada por diversos fatores conjuntos.

Já entre os principais fatores de risco da alteração glicêmica podem ser citados os seguintes:

  • ter familiares com diabetes;
  • idade de 45 anos ou mais;
  • estar acima do peso;
  • sedentarismo (não praticar atividades físicas);
  • excesso de gordura no abdômen;
  • ter  hipertensão arterial, ainda que controlada com remédios;
  • mulheres que apresentaram diabetes durante a gravidez;
  • constar diagnóstico de Síndrome do Ovário Policístico (SOP);
  • ter níveis baixos de colesterol HDL;
  • apresentar triglicérides elevado.

Como prevenir a pré-diabetes?

Prevenir a pré-diabetes é algo fácil de praticar. Assim, é possível cuidar da saúde a adiar o máximo o começo da diabetes tipo 2. Porém, é preciso força de vontade porque a prevenção incluirá mudanças de hábitos.

Caso não seja cuidada, essa doença pode evoluir para um quadro de diabetes no período de 3 a 10 anos. Para evitar isso, tome algumas atitudes práticas, como:

Tenha uma alimentação saudável

Busque alimentos que tenha um baixos níveis de calorias e gordura saturada. Além disso, opte sempre por refeições ricas em fibras contendo vegetais, frutas e grãos integrais. Fuja do fast-food e procure preparar sua alimentação em casa, assim é mais fácil controlar o que come e ter mais opções.

Perca o peso extra

A gordura em torno da cintura e o peso extra são fatores que podem gerar muitas doenças. Para evitar que esse simples descuido acabe em diabetes, procure perder peso. Ainda que não chegue ao ideal para seu biotipo, diminuir pelo menos 5 kg já é uma grande ajuda para a saúde.

Pratique exercícios físicos

Em complementação à dieta saudável e para ajudar a reduzir o peso em excesso, nada melhor do que praticar atividades físicas. Além da academia, é possível escolher entre exercícios diversos como: dança, caminhada, passeios com o cachorro, hidroginástica, pilates, alongamento etc. Faça um deles por pelo menos 30 minutos no dia, ou no mínimo, 150 minutos por semana (30 minutos por 5 dias).

Agora que você já sabe o que é pré-diabetes, suas causas e prevenção, cuide da saúde. Realize os exames de rotina e mantenha sempre hábitos saudáveis.

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