Diabético pode comer batata doce?


Diabético pode comer batata doce

Ao receber o diagnóstico de diabetes, o paciente, em geral, fica confuso sem saber o que pode ou não consumir. Existe uma lista de alimentos para diabéticos e outra listagem com alimentos proibidos para diabéticos. Nessas horas, uma grande questão é: diabético pode comer batata doce?

Desvende esse mistério e entenda melhor sobre como adotar uma alimentação adequada para manter os níveis de glicose controlados.

Qual a relação entre e índice glicêmico e os alimentos?

Pessoas com diabetes devem optar por alimentos com baixo índice glicêmico e que contenham carboidratos complexos. Esse tipo de alimento é absorvido de forma mais lenta pelo nosso organismo e retarda a absorção da glicose.

Os carboidratos simples e com alto índice glicêmico são digeridos de forma rápida pelo corpo. Dessa forma, eles aumentam o nível de glicose no sangue. Sendo assim, as taxas de açúcar ficam muito elevadas.  

Logo, para saber se diabético pode comer batata doce, é preciso entender qual o índice glicêmico desse alimento e como ocorre sua absorção no corpo. Assim, é possível evitar os carboidratos simples que possuem o índice glicêmico muito alto.

Diabético pode comer batata doce?

Explicando em mais detalhes, o índice glicêmico é um sistema responsável por determinar a taxa de absorção de cada carboidrato na corrente sanguínea. Por isso, é muito importante que esse índice seja pequeno para o prato ser indicado aos diabéticos.

Para ser adequado para diabéticos, o nível de glicemia do alimento deve pontuar até 55. Em nível moderado, o prato fica de 56 a 69. Porém, aqueles que apresentam a pontuação de 70 para cima são considerados muito altos.

A batata doce possui um índice glicêmico de 44. Ou seja, é um nível baixo e permitido para consumo para quem tem diabetes. Logo, diabéticos podem comer batata doce, sim.

Quais são os benefícios da batata doce?

Além desse índice, outro fator que faz com que os diabéticos possam comer batata doce é seu alto teor em fibras. Quando se mantém a casca, o alimento possui 3 gramas desse nutriente importante em cada porção de 100 gramas.

As fibras ajudam a desacelerar a velocidade que os carboidratos são digeridos. Isso faz com que o índice glicêmico de um prato seja mais baixo. O que favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Dessa forma, comidas ricas em fibras ajudam pessoas com diabetes. Esse benefício ocorre porque elas limitam a absorção de glicose no organismo. Logo, as taxas de glicose ficam mais estáveis.

O diabético pode comer batata doce à vontade?

Mesmo com um baixo índice glicêmico e a presença de fibras, é sempre importante lembrar que a batata doce é rica em carboidratos. Por exemplo, cada 100 gramas desse prato contém 20 gramas de carboidratos.

Sendo assim, o indicado é comer moderadamente. Em sua forma cozida ou em purê, a batata doce pode chegar a 200 gramas, ou seja, 40 gramas de carboidratos. Essa quantidade pode comprometer a saúde da pessoa diabética.

Agora que já sabe que diabético pode comer batata doce, lembre-se de escolher bons acompanhamentos. O ideal é optar por saladas ou demais fontes de fibras. Assim, sua alimentação ficará muito mais saudável.

Achou o artigo útil? Então deixe o seu gostei logo abaixo.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?