Diabetes tem cura?


Diabetes tem cura

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o tipo 2 da doença atinge 90% dos diabéticos no Brasil. Além disso, nos últimos 5 anos foram registradas 2,5 mil internações causadas pela diabetes mellitus. Com o aumento dos casos da doença, é comum surgir a pergunta: diabetes tem cura?

Entenda mais sobre essa enfermidade e confira a resposta para esse questionamento.

Diabetes tem cura ou não?

Segundo os especialistas, a diabetes não tem cura. Porém, é completamente possível conviver com a doença e amenizar os sintomas. Para isso, é preciso fazer o tratamento da forma correta e buscar alternativas para controlar a diabetes.

Para a medicina tradicional, uma vez que a doença apareça, é preciso manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Esse é um tratamento que deverá ser feito por toda a vida.

É essencial seguir as recomendações médicas para que as complicações da diabetes não apareçam. Em casos mais graves, o paciente pode ser levado a ter: infarto, cegueira parcial e até mesmo sofrer a amputação de alguns membros.

É possível prevenir a diabetes?

A diabetes do tipo 1 não pode ser prevenida, mas com o uso correto dos remédios é possível reduzir a doença. Ela ocorre porque as células do pâncreas, que produzem insulina, não são reconhecidas pelo organismo. Assim, elas são destruídas por serem consideradas como corpos estranhos.

Já a diabetes do tipo 2 não causa a destruição das células do pâncreas. Ela é causada por obesidade, sedentarismo ou genética familiar. Desse modo, praticar atividades físicas alinhadas a uma alimentação saudável, é a melhor forma para prevenir essa enfermidade.

Desse modo, é possível fazer a prevenção da diabetes tipo 2 com bons hábitos. Porém, caso ocorra o tipo 1, seguindo as orientações médicas, evitando os alimentos proibidos para diabéticos e fazendo o acompanhamento, o paciente pode ter uma vida completamente normal.

Pré-diabetes pode ser curada?

Como foi visto, a diabetes do tipo 1 ou do tipo 2, quando se manifestam no organismo, não podem ser curadas. Porém, nessa hora pode surgir a dúvida sobre os casos em que é diagnosticada a pré-diabetes.

A Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que 12% dos brasileiros apresentam esse diagnóstico. A pré-diabetes ocorre quando as taxas de açúcar na corrente sanguínea estão acima do normal, porém não o suficiente para acusar diabetes. Logo, a doença pode ser evitada com o controle da glicemia.

Por isso, é muito importante que esse caso seja tratado a partir dos primeiros sinais. Assim, os quadros no país podem ser reduzidos. Além disso, apenas com a diminuição do peso em 5% a 10% já faz cair pela metade as chances de que esse estado evolua para diabetes.

O que fazer para prevenir o diagnóstico?

Embora a doença não tenha cura, dependendo de seu tipo, ela pode ser revertida ou prevenida. Se houver histórico familiar, não deixe de fazer os exames de rotina e verificar se o seu nível glicêmico está dentro do padrão.

Agora que você já descobriu se diabetes tem cura, não deixe de prevenir esse quadro. Faça o controle glicêmico, tenha bons hábitos alimentares e pratique exercícios físicos com regularidade.

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir a lista de alimentos para diabéticos.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?