Descubra as frutas que diabéticos NÃO podem comer


Descubra as frutas que diabéticos NÃO podem comer

Ao pensar em alimentos para diabéticos sempre surge uma grande dúvida. Por receio de aumentar a glicose, muitas pessoas que têm diabetes acabam ficando longe de alimentos doces. Porém, será que existem frutas que diabéticos não podem comer?

Descubra essa resposta no artigo e veja como pode ter uma alimentação saborosa mantendo a saúde.

Qual a melhor dieta para diabéticos?

As frutas são vistas com desconfiança quando se fala em dieta para diabéticos. Porém, com a evolução dos tratamentos para diabetes as restrições têm sido cada vez menores.

Então, a melhor dieta para diabéticos é aquela que respeita às quantidades e aos horários e indicados. Sendo assim, é fundamental que as pessoas diabéticas entendam que não precisam cortar nenhum prazer de suas vidas, e sim adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para todas as pessoas. Ou seja, não está relacionado a poder ou não consumir açúcar. Todos os alimentos que são ingeridos em excesso podem ser prejudiciais e gerar sobrepeso.

A frutose é um açúcar natural e não é nocivo para os diabéticos, contanto que seja consumido em porções indicadas. O recomendado é comer de 3 a 5 porções de frutas ao dia. Porém, como cada indivíduo tem um metabolismo, o mais indicado é conferir com um nutricionista.

Quais frutas os diabéticos não podem comer?

Afirmar que diabéticos não podem comer certa fruta, já é visto como um mito pelos especialistas. A pessoa que tem diabetes pode comer todas as frutas, porém deve ficar atenta a quantidade ideal para não apresentar hiperglicemia.

O açúcar das frutas é chamado de frutose. Ele age junto às fibras, vitaminas e minerais. A recomendação médica é  ingerir aquelas que têm um índice glicêmico baixo, como: morangos, maçãs e abacates. Assim, os níveis de glicose não aumentam de forma descontrolada.

Entretanto, é preciso ficar atento ao beber sucos. Neles a quantidade de frutose tem maior concentração. Por isso, é preciso ter mais cautela com as bebidas escolhidas. O melhor é consumir as frutas ao natural e de preferência com os bagaços e cascas, que são ricos em fibras.

Porém, se o hábito de comer frutas sem acompanhamentos ainda é difícil, é possível incrementar essa refeição. Caso queira associar algum item às suas frutas, opte por aqueles que são integrais, como: granola, aveia e farelo de trigo.

O que fazer ao sentir falto do açúcar?

Ao comer açaí ou tomar uma limonada, é comum ter o hábito de adicionar açúcar ou doces. Não é preciso evitar esses alimentos. Existem diversos produtos que são ideais para diabéticos.

Alguns exemplos são os cereais que podem ser acrescentados às refeições sem que interfira nos níveis de glicose. Outra solução para adoçar um lanche é utilizar especiarias, como a canela.

Se quiser colocar as frutas na dieta, uma opção é fazer receitas saudáveis. Cozinhar bolos, aperitivos e biscoitos com receitas para diabéticos é uma ótima opção.

Sendo assim, não existem frutas que diabéticos não podem comer. Porém, é preciso entender que as pessoas com diabetes podem ter um cardápio rico, mas moderado. Logo, é essencial manter o equilíbrio e observar o índice glicêmico de cada fruta.

Quer saber quais as frutas com o menor índice glicêmico e a quantidade que o diabético pode consumir por dia? Então confira o artigo quais frutas diabéticos podem comer.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?