Complicações causadas pela diabetes


Complicações causadas pela diabetes

Existem algumas complicações causadas pela diabetes. Em geral, elas ocorrem pela falta de manutenção da doença. Assim, os índices de açúcar no sangue ficam descontrolados.

Com esse quadro, acabam surgindo diversos problemas físicos para o paciente diabético, entre elas estão: lesões nos rins, nos vasos sanguíneos, nos olhos, no coração, nos membros do corpo e nos nervos.

Entenda mais sobre as doenças causadas pela diabetes e fique atento para evitar o desenvolvimento dessas enfermidades.

Complicações causadas pela diabetes

Veja os 5 principais males que podem ser desenvolvidos com o descontrole do nível correto de glicemia no organismo:

1- Doença renal

Uma das complicações causadas pela diabetes é a nefropatia diabética. Essa enfermidade é caracterizada por uma alteração nos vasos sanguíneos renais. Assim, o órgão apresenta grande dificuldade para a filtração do sangue. Em casos mais graves pode ocasionar a insuficiência renal, o que leva à necessidade de realizar hemodiálise.

2- Complicações nos membros inferiores

O problema mais comum é o aparecimento do pé diabético. Essa doença causa feridas na pele e deixa a área com pouca sensibilidade. Isso acontece devido a danos nos vasos sanguíneos e nervos. Em casos mais agudos, pode levar à amputação do membro.

3- Problemas nos oculares

Quando não há um cuidado regular da diabetes, podem surgir diversos problemas de visão. Entre eles podem ser citados: glaucoma, edema macular, catarata e retinopatia diabética.  Ao notar sua visão turva, procure um oftalmologista e realize o tratamento indicado.

4- Problemas cardiovasculares

Com o descontrole da diabetes, há uma chance maior de ocorrer casos de hipertensão, AVC ou infarto do miocárdio. Além dessas complicações causadas pela diabetes, pode surgir ainda: infecções, doenças nas gengivas, impotência e doença vascular periférica.  

5- Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é uma enfermidade que causa a degeneração progressiva dos nervos. Sendo assim, ela provoca a diminuição da sensibilidade em diversas áreas do corpo. A neuropatia diabética causa ainda formigamento e sensação de frio ou queimação nas partes afetadas.

Complicações causadas pela diabetes na gestação

Durante a gravidez pode ocorrer casos de diabetes gestacional. Essa doença pode levar a muitas complicações durante o período de gestação. Entre os problemas causados estão:

  • Grande risco de aborto;
  • Risco de morte prematura do bebê;
  • Crescimento exagerado do feto;
  • Desenvolvimento de diabetes futuramente;
  • Deficiência de açúcar no sangue;
  • Doenças no recém-nascido por não receber mais glicose da mãe.

Para que essa enfermidade possa ser prevenida, é essencial realizar um exame para detectar diabetes. Com os testes dos níveis de açúcar na urina e no sangue é possível diagnosticar e tratar a doença o quanto antes e até mesmo evitar seu aparecimento. Realize as consultas com seu médico e esteja atenta ao progresso da gravidez.

Sendo assim, é preciso realizar a manutenção correta da diabetes antes que esses problemas surjam. Para isso, siga as orientações médicas e utilize os medicamentos da forma prescrita.

Agora que você já conhece as complicações causadas pela diabetes, não deixe que isso ocorra. Faça os exames preventivos e administre a taxa de glicemia. Cuide de sua saúde e poderá viver bem com diabetes.

Gostou do artigo? Então confira os sintomas de diabetes gestacional.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?