Como viver bem com diabetes?


Como conviver bem com diabetes

A diabetes é uma doença que não tem cura. Porém, é essencial saber como viver bem com diabetes. O paciente pode ter qualidade de vida e felicidade em seu cotidiano. Basta seguir algumas rotinas de cuidados e evitar alimentos proibidos para diabéticos.

Confira algumas dicas para conviver com a doença e prevenir o agravamento do quadro.

Dicas sobre como viver bem com diabetes

A diabetes é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, mas existem formas para controlar a diabetes e ter mais qualidade em cada dia. Veja a lista do que deve ser feito para viver bem com diabetes.

1- Consumir 5 a 6 refeições por dia

É fundamental manter o corpo bem alimentado com pratos saudáveis. Faça 5 a 6 refeições leves, em porções moderadas aproveitando os alimentos para diabéticos. Assim, é possível manter os níveis glicêmicos sob controle.

2- Beber no mínimo 2 litros de água diariamente

Ao manter o organismo hidratado é possível evitar feridas que apresentam a cicatrização mais difícil. Além disso, a água é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Tenha uma garrafa sempre perto para consumir o líquido no decorrer do dia.

3- Comer alimentos variados

Consuma menos gordura, sal e açúcar, procurando alimentos que atendam às suas necessidades nutricionais. Fuja de frituras e prefira os pratos cozidos, assados ou feitos no vapor. O consumo de produtos lácteos pode ser feito, porém evite a carne vermelha. Aproveite as refeições ricas em fibras como: legumes, frutas e cereais.

4- Monitorar a glicose de 2 a 4 vezes no dia

Com um medidor do índice glicêmico, monitore o nível de glicose de 2 a 4 vezes no decorrer do dia. Esse teste é feito com uma leve punção no dedo do paciente, utilizando uma agulha fina. Depois, coloca-se a gota de sangue em uma tira descartável que é levada a um medidor. O visor digital mostra, em poucos segundos, o nível de açúcar no sangue.

5- Fazer o teste A1C de 3 em 3 meses

Esse exame ajuda a medir a evolução da diabetes nos últimos meses. O teste A1C verifica a quantidade de glicose que as células vermelhas do sangue aderiram. O ideal é manter o nível em torno de 6-7%.

6- Evitar álcool

Além dos problemas de saúde que normalmente são causados pelo alcoolismo, esse agente pode agravar o caso de diabetes. O álcool em excesso gera mais calorias sem valor nutritivo, além de poder causar reações adversas com alguns medicamentos para diabetes.

7- Praticar atividades físicas

Ser ativo é essencial para controlar o índice de glicemia no sangue. Outra vantagem é a prevenção de problemas cardíacos, com a melhora do fluxo sanguíneo. Outros benefícios são a manutenção do peso e a sensação de bem-estar.

A diabetes pode ocorrer devido à má alimentação e ao excesso de peso. Logo, o grupo que apresentar esses fatores de risco deve fazer um exame para detectar diabetes e consultas regulares ao clínico geral para avaliar o estado de sua saúde.

Agora que você já sabe como viver bem com diabetes, não deixe de conferir qual o ideal de glicose.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?