7 mitos e verdades sobre diabetes


mitos e verdades sobre diabetes

A diabetes é uma doença que se apresenta  de forma crescente no Brasil e no mundo. Muitos especialistas explicam a importância da prevenção dessa enfermidade. Porém, ainda assim há muita falta de informação sobre o tema. Conheça 7 mitos e verdade sobre diabetes.

É importante entender mais sobre o assunto e, com isso, sanar muitas dúvidas sobre a diabetes. Confira a lista e teste seus conhecimentos a respeito do tema.

1- Diabéticos podem consumir açúcar mascavo, mel e caldo de cana sem problemas

Ainda que esses alimentos sejam naturais, eles são ricos em sacarose. Esse tipo de açúcar, se consumido sem controle, pode afetar muito a saúde do paciente. A sacarose não está na lista dos alimentos permitidos para diabéticos, porém seu consumo não precisa ser nulo.

De acordo com estudos internacionais, é possível que 10% dos carboidratos ingeridos pela pessoa com diabetes sejam sacarose. Ou seja, o consumo pode ocorrer, porém com equilíbrio e moderação.

 

  • É um mito.

 

2- A diabetes é contagiosa

Não existe o contágio de diabetes. O diabético pode conviver com a doença sem qualquer restrição social. Esse mito vem do fato que a diabetes, principalmente do tipo 1, apresenta propensão genética. Porém, mães diabéticas podem ter filhos completamente saudáveis e sem sinais da doença.

 

  • É um mito.

 

3- Certos alimentos ajudam a controlar a diabetes

Alguns alimentos podem, sim, ajudar no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Assim, os alimentos para baixar diabetes são muito indicados durante o tratamento. Isso ocorre porque o índice glicêmico baixo de alguns pratos ajuda retardando a absorção da glicose pelo sangue.

 

  • É verdade.

 

4- O diabético precisa substituir o açúcar por adoçante

Os adoçantes ajudam a evitar o consumo de açúcar para quem faz dieta e também para os diabéticos. Logo, esse fato é verdadeiro. Porém, é preciso atentar para não ultrapassar o limite recomendado. A quantidade ideal de ingestão do ciclamato é de 11 mg. Já o aspartame, tem o limite de 40 mg por quilo.

 

  • É verdade.

 

5- Insulina causa dependência química

Ter utilizado insulina durante um período não quer dizer que seja necessário o uso contínuo. Dessa forma, a insulina não causa nenhuma dependência para o paciente. Apenas quem apresenta diabetes do tipo 1 precisa das aplicações constantes da insulina. Porém, isso não ocorre por serem dependentes da substância e sim por uma deficiência crônica vinda desde o nascimento.

 

  • É um mito.

 

6- Se o diabético não ingerir carboidratos ele pode evitar a insulina

Para os pacientes com diabetes tipo 1, o uso de insulina é diário. Isso ocorre ainda que eles não consumam carboidratos. O pâncreas desses pacientes não pode produzir o hormônio por si, então a aplicação é necessária.

 

  • É um mito.

 

7- Quem tem diabetes não deve ingerir bebidas alcoólicas

A recomendação é para que se evite o consumo de álcool. Porém, ele pode ser feito de forma social e planejada. É importante consumir a bebida em conjunto com alguma refeição. Caso seja feito de forma isolada, pode levar a um quadro de hipoglicemia.

 

  • É verdade.

 

Agora que você já sabe 7 mitos e verdades sobre diabetes, passe esse conhecimento para mais amigos. Dessa forma, você ajuda a diminuir a desinformação sobre essa doença.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?