6 fatos sobre diabetes que você provavelmente não sabe


6 fatos sobre diabetes que você provavelmente não sabe

A diabetes é uma doença causada pelo excesso de açúcar na corrente sanguínea. Ela atinge mais de 400 milhões de pacientes em todo o mundo. Conheça mais sobre essa enfermidade e descubra 6 fatos sobre diabetes que você provavelmente não sabe.

Entender a doença é a melhor forma para realizar o tratamento adequado e manter mais qualidade em sua vida. Confira a lista!

6 fatos sobre o diabetes que você provavelmente não sabe

A diabetes aumenta de 3 a 5 vezes a chance de ocorrer algum problema cardiovascular. Além disso, ela é a principal causa de cegueiras, amputações e falência renal. Acompanhe mais fatos sobre essa doença:

1- Excesso de açúcar não causa diabetes

O consumo de açúcar em si não é o que leva à diabetes. O fator de risco para o seu desenvolvimento é a obesidade, que pode ser resultado da ingestão de açúcar em alta quantidade.

2- Não se nasce com diabetes tipo 1

Uma pessoa não nasce com a diabetes do tipo 1. Essa enfermidade é autoimune. Ou seja, não vem com o nascimento, mas pode ser desenvolvida durante a infância ou em sua fase adulta. Ela aparece como resultado da agressão autoimune ao pâncreas, que não consegue produzir insulina na quantidade necessária.

3- Nem todo pré-diabético desenvolve a doença

Um pré-diabético é alguém com a glicose entre 100 e 125. Porém, com uma mudança de estilo de vida, exercícios físicos e emagrecimento é possível que a doença seja controlada.

4- Nem todo diabético precisa tomar insulina

O médico prescreve insulina para o paciente com diabetes tipo 1 ou quando a pessoa com diabetes tipo 2 não reage aos medicamentos hipoglicemiantes orais. Dessa maneira, o diabético tipo 2 apenas deve começar o uso de insulina quando seus remédios de controle e a dieta já não forem suficiente para normalizar os índices de açúcar no sangue.

5- A diabetes tipo 2 também tem relação com o estilo de vida

Embora esse tipo da doença tenha fatores hereditários, o estilo de vida também influencia em seu aparecimento. Pessoas com quadros de obesidade e sedentarismo são mais propensas à diabetes. Por outro lado, mesmo quem possui parentes de primeiro grau com a doença podem evitar o surgimento com uma vida ativa, sem estresse e com o controle do seu peso.

6- O uso da insulina não precisa durar a vida toda

A utilização de insulina pode ser necessária em algumas épocas de descontrole do organismo ou ainda em casos de estresse ou infecções. Porém, quando esse período crítico passar, é possível que o médico suspenda o uso da insulina. Ela somente é indispensável para diabéticos do tipo 1 e os de tipo 2 que não podem mais produzir essa substância.

Agora que você descobriu 6 fatos sobre diabetes que você provavelmente não sabia, é possível conhecer mais a fundo essa enfermidade. Quando mais conhecimento você tiver sobre a diabetes, mais tranquilos serão seu tratamento, sua rotina e estilo de vida.

Achou o artigo útil? Então deixe o seu gostei logo abaixo.

 


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?