5 dicas para prevenir diabetes


5 dicas para prevenir diabetes

Manter os níveis de açúcar do sangue controlados é uma forma de evitar o desenvolvimento de diabetes. Por isso, seguir essas 5 dicas para prevenir diabetes é uma forma eficiente para que a doença não se desenvolva.

Se houver histórico familiar, tomar esses cuidados é ainda mais importante. Confira a lista para prevenção de diabetes e tenha uma rotina mais saudável.

1- Pratique exercícios físicos

Realizar atividades físicas regulares é uma ótima prática para a saúde. Essa medida simples ajuda a reduzir o índice de açúcar no sangue, combate o ganho de peso, amplia a sensibilidade à insulina (o que auxilia a manter os níveis glicêmicos em um intervalo normal).

Além disso, pesquisas já comprovam que a musculação e os exercícios aeróbicos ajudam no controle da diabetes. Por isso, é uma ótima escolha realizar um treino que contenha as duas modalidades. Faça no mínimo 30 minutos de atividades físicas por 5 dias ou 150 minutos na semana.

2- Consuma muita fibra

Ao ingerir alimentos com alto teor de fibras, é possível conseguir muitos benefícios como: redução do risco de doenças cardíacas, aumento na saciedade e melhora no controle de açúcar no sangue.

Todas essas medidas auxiliam para prevenir diabetes. Além disso, também evitam o ganho excessivo de peso e ajudam a manter o organismo funcionando corretamente. Alguns tipos de fibra são: ervilha, feijão, arroz, linhaça, aveia, soja em grão e vegetais.

3- Reduza o consumo de açúcar

O consumo em excesso de açúcar causa um aumento do peso, que é um dos fatores de risco para diabetes. Porém, é importante lembrar que o açúcar por si não causa a doença.

Já para os pacientes diabéticos, consumir açúcar aumenta as taxas de glicose no sangue. Com isso, ocorrem os casos de hiperglicemia. Por isso, é essencial manter uma dieta saudável e com doses equilibradas de doces.

4 – Perca os quilos extras

Para quem estiver acima do peso ideal, a melhor forma para prevenir diabetes é perder os quilos extras. Segundo um estudo, os participantes que perderam 7% do peso corporal excessivo, praticando atividades físicas regulares, diminuíram em 60% o risco de apresentar o quadro de diabetes.

Além disso, é sempre bom recordar que o excesso de gordura é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Logo, estar mais próximo do peso indicado para seu biótipo é uma das maneiras mais eficazes para prevenir diabetes.

5- Evite dietas restritivas

Manter o peso ideal é uma medida de saúde, porém nessa busca pode aparecer a tentação e fazer alguma dieta da moda. Esses cardápios com baixo nível de carboidratos podem ajudar a reduzir os quilos extras no início, porém não em longo prazo.

Ao restringir esses alimentos, o corpo perderá nutrientes importantes para o seu funcionamento. Por isso, não faça dietas radicais, apenas escolha porções variadas e balanceadas de cada alimento.

Agora que você já sabe 5 dias para prevenir diabetes, não deixe de praticar o que aprendeu. Logo, poderá ter uma vida muito mais saudável e evitar o desenvolvimento de diversas doenças.

Se gostou do artigo, não deixe de conferir qual o ideal de glicose.


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