10 melhores alimentos para controlar diabetes


Alimentos para controlar diabetes

Além da diminuição de carboidratos e da redução de açúcares, existem ótimos alimentos para controlar diabetes. Eles auxiliam a equilibrar os níveis de glicose no sangue, além de fornecerem diversos benefícios para a saúde das pessoas diabéticas.

Conheça essa lista de alimentos para diabéticos que ajudam a diminuir os níveis de açúcar no organismo e inclua hoje mesmo em sua dieta.

10 alimentos para controlar diabetes

Além de manter uma rotina alimentar saudável, é possível potencializar os cuidados com alimentos para controlar diabetes. Seguindo essa lista, será mais fácil manter o metabolismo funcionando da forma correta e preservar o índice glicêmico sempre regularizado. Confira a listagem:

1- Melão-de-são-caetano

O melão-de-são-caetano é um grande estabilizador do nível de açúcar. Isso porque ele é um hipoglicemiante, ou seja, ajuda a baixar a glicemia sanguínea de forma natural. Ele pode ser consumido em chás que são ótimos para diabéticos.

2- Canela

Acrescentar de 3 a 6 gramas de canela diariamente à alimentação pode diminuir os níveis de glicose ao estar em jejum. Também é indicada para reduzir colesterol e triglicerídeos. Utilize com moderação e, se houver dúvidas, consulte seu médico.

3- Feno-grego

As folhas e sementes dessa especiaria são muito utilizadas em países da Ásia. As sementes possuem fibras que tornam a digestão dos carboidratos mais lenta. Sendo assim, é um ótimo alimento para controlar diabetes. Ele pode ser consumido em chás, comprimidos ou ser acrescentado a diversas receitas.

4- Amoras, mirtilo e cerejas

Frutas com a pele vermelha, roxa ou azul são ricas em antocianinas e, dessa forma, são antioxidantes naturais que auxiliam no bom funcionamento da insulina no organismo. Algumas frutas nesse grupo são: amoras, mirtilo e cerejas.

5- Vinagre

O princípio ativo do vinagre é o ácido acético. Dessa forma, ele retarda o funcionamento de certas enzimas estomacais, ajudando a reduzir os picos de açúcar no sangue após as refeições ricas em amido. O vinagre de maçã pode ser ingerido com água antes do consumo de alimentos que contém altos níveis de carboidrato.

6- Abacates e nozes

Abacates e nozes são potentes alimentos para controlar diabetes porque possuem ácidos graxos monoinsaturados. Com isso, eles reduzem a resistência do organismo à insulina e baixam a glicose sanguínea para pessoas pré-diabéticas. Outros alimentos com essa mesma ação podem ser: azeitonas, azeite de oliva e linhaça.

7- Vegetais com folhas verde-escuras

Esses vegetais são muito indicados para quem deseja reduzir a glicemia de maneira natural. Alguns exemplos são: couve, agrião e espinafre. Essas folhas são poderosos alimentos para controlar diabetes.

8-Feijões

Por serem ricos em fibras, grandes fontes de potássio e magnésio, os feijões fornecem a mesma quantidade de proteína que uma carne sem gordura. Porém, eles também são considerados ricos em amido, por isso devem ser consumidos de forma moderada.

9- Frutas cítricas

Frutas como limão, laranja, tangerina e lima fornecem uma grande parte da fibra diária, além de oferecerem vitamina C. Elas podem ser ingeridas entre as refeições e como lanches, porém sem exageros.

10- Tomates

O tomate é rico em nutrientes vitais como vitamina E, ferro e vitamina C. Além de poder ser consumido em várias formas, como purê, molho ou mesmo puro, ele ajuda a saciar a fome, nutre o corpo e não altera o índice glicêmico.

Com esta lista de poderosos alimentos para controlar diabetes fica mais fácil manter o índice glicêmico sob controle e ter uma vida mais saudável.

Já conhecia o poder dos alimentos citados? Que tal incluir alguns em sua alimentação? Não esqueça de deixar seu comentário contando quais dos itens da lista colocará em sua dieta.


Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?