Mandioca Faz Mal Para Diabéticos?


A Diabetes é uma doença crônica que causa o acúmulo de glicose na corrente sanguínea, o que pode resultar em diversos problemas de saúde. Para controlar esse quadro, é importante que o paciente siga uma Dieta para Diabéticos, cortando alguns Alimentos Proibidos para Diabéticos e controlando o consumo de outros.

Por isso, surgem algumas dúvidas sobre quais alimentos podem ou não ser consumidos por pacientes com Diabetes. O tema de hoje é: a Mandioca Faz Mal para Diabéticos?

Nos anos 90, existia a suspeita de que a Mandioca pudesse causar Diabetes. Contudo, pesquisas realizadas desde então já derrubaram essa hipótese.

Um estudo publicado pela Fundamental & Clinical Pharmacology em 2006 testou um grupo de 1.381 pessoas, as quais tinham a Mandioca como principal fonte de calorias (84% do consumo calórico). Nenhum dos participantes apresentou quadro de Diabetes.

Outro estudo realizado em 1992 pela Diabetes Care na Tanzânia também demonstrou que os indivíduos que consumiam Mandioca apresentavam menor incidência da doença do que os que não consumiam.

Em outras palavras, a Mandioca Não Faz Mal para Diabéticos. Contudo, como o alimento é fonte de carboidratos, a sua ingestão deve ser planejada cuidadosamente. Aprenda como.

Os benefícios da Mandioca para Diabéticos

A Mandioca, chamada também de aipim e macaxeira, é um alimento rico em nutrientes, como fibras, proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, B6 e C. Quando cozida, cada porção de 100 g é equivalente a 159 calorias.

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Além dos nutrientes, a mandioca também possui outros benefícios, como sua ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuição no desenvolvimento de massa óssea, renovação de tecidos, proteção da pele e combate a doenças cardíacas.

Todas essas características são extremamente importantes para pacientes Diabéticos, pois entre as consequências e sintomas da Diabetes, está, por exemplo, a cicatrização demorada de feridas, que pode acarretar até mesmo em uma amputação.

Em toda alimentação planejada para Diabéticos, é recomendado o alto consumo de fibras. O motivo é a ação da fibra na desaceleração da absorção da glicose pelo nosso organismo, o que contribui no controle da glicemia.

A riqueza em fibras é mais um ponto positivo para a Mandioca. Uma xícara de mandioca cozida em cubos contém 2,5 g de fibras, uma quantidade ótima para Diabéticos.

A Mandioca na Dieta para Diabéticos

Na alimentação de um paciente com Diabetes, é necessário levar em consideração dois fatores: a quantidade de carboidratos e o índice glicêmico de cada alimento.

Os carboidratos devem ser consumidos com muito cuidado por Diabéticos, pois o produto final de sua metabolização é açúcar. Ou seja, ainda que o alimento não seja doce, ele pode contribuir no acúmulo de glicose no sangue.

O índice glicêmico, por sua vez, refere-se à velocidade com a qual a glicose contida em um alimento entra na corrente sanguínea. Quanto maior o índice glicêmico, mais rápido será esse processo e mais difícil será o controle da taxa de glicose do paciente.

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Por esse motivo, na hora de planejar as refeições, o Diabético e seu nutricionista devem contar os carboidratos de cada alimento, para não superar uma quantidade saudável estipulada para o paciente, e dar preferência para alimentos com índices glicêmicos mais baixos.

Índice Glicêmico da Mandioca

Nesse quesito, a Mandioca também se sai bem. Em geral, um índice glicêmico superior a 70 é considerado alto e um inferior a 55 é considerado baixo.

O índice glicêmico da Mandioca é 46, um valor muito baixo e totalmente adequado para Diabéticos. Isso significa que, ao consumir mandioca, ela é absorvida de forma lenta pelo organismo e não causa elevações súbitas na glicemia.

Além de colaborar no controle da taxa de glicose no sangue, os alimentos com baixos índices glicêmicos também auxiliam na regularização dos níveis de triglicerídeos no sangue.

A contagem de carboidratos da Mandioca

A quantidade exata de carboidratos que cada paciente pode consumir depende muito de seu quadro específico. Ou seja, é uma decisão que deve ser feita em colaboração com um médico, analisando os exames, a altura e o peso do paciente.

Cada porção de 100 g de Mandioca possui 38 g de carboidratos. Para muitos Diabéticos, essa pode ser uma quantidade alta, que exigiria que o alimento fosse consumido junto a outros que possuem muito menos carboidratos.

Assim como cada organismo pode responder de maneira diferente à glicose, o que faz com que a Dieta ideal mude de um paciente para outro, cada refeição deve ser organizada de uma forma específica.

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Isto é, as principais refeições do dia devem equilibrar carboidratos, proteínas e outros alimentos. É importante evitar consumir mais de uma fonte de carboidratos na mesma refeição.

Caso um paciente deseje consumir Mandioca e a porção do alimento já corresponda à quantidade máxima de carboidratos permitidos, logo, o paciente não poderá combinar Mandioca e arroz, por exemplo.

Cuidados no Consumo da Mandioca

Outras dicas importantes quando a preocupação é se a mandioca faz mal para diabéticos são o horário em que o alimento é consumido e a maneira em que ele é cozinhado.

O planejamento das refeições de um paciente com Diabetes deve levar em consideração a rotina do indivíduo. É essencial que todas as refeições sejam espaçadas, para que o Diabético não sofra com alterações repentinas na glicemia.

Além disso, o melhor horário para consumir carboidratos, como a Mandioca, é próximo à prática de alguma atividade física.

Na hora de preparar a Mandioca, o alimento deve ser deixado de molho e cozinhado. Isso se deve ao composto tóxico cianeto de hidrogênio, que está presente na Mandioca. Acredita-se que esse composto possa piorar o quadro da Diabetes.

Seguindo essas dicas, o consumo da Mandioca poderá ser feito sem problemas por um Diabético.

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6 Comments

  1. Sérgio

    Muito bom, parabéns pelo trabalho,
    Sérgio Tadeu

  2. Regina Macedo

    Gostei muito das informações aqui contidas.

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