Mamão Faz Mal Para Diabetes?


O Mamão possui diversos benefícios para diabéticos. Pesquisas apontam que a ingestão dessa fruta ajuda a combater a diabetes, obesidade e problemas cardíacos. Além disso, o mamão também contribui para a saúde da pele e do cabelo e aumenta a energia.

Para completar, ainda é uma fruta acessível, que pode ser encontrada o ano inteiro nos supermercados, feiras e quitandas.

Em termos de informações nutricionais, uma porção de mamão (metade da fruta) contém aproximadamente 4,7 g de fibra, 30 g de hidrato de carbono, 2 g de proteína, 120 calorias e oferece 225% do suprimento diária de vitamina C de uma pessoa comum.

Os Benefícios do Mamão para Diabéticos

O mamão possui muitos nutrientes, vitaminas e antioxidantes. O seu valor nutricional permite que essa fruta contribua fortemente para uma melhora na saúde e no estilo de vida, auxiliando inclusive na prevenção de diversas doenças, como câncer e fraturas nos ossos.

Fonte de folato, magnésio, cobre, ácido pantotênico, luteína, potássio, vitaminas A, B, E e K e licopeno (forte antioxidante), os benefícios apresentados no mamão não param por aí.

Ele é riquíssimo em fibras e contém muita água, o que contribui para a saúde do intestino e evita constipação. A fibra papaína, também presente no mamão, auxilia na digestão.

O consumo de fibras é parte importante da dieta para diabéticos. Pesquisas indicam que pacientes diagnosticados com Diabetes Tipo 2 que mantém uma alimentação rica em fibras apresentam melhoras nos níveis de insulina, lipídeos e glicemia.

Leia também:  Beterraba Faz Mal Para Diabetes?

Os pacientes diagnosticados com Diabetes Tipo 1 que consomem muitas fibras apresentavam um baixo nível de glicemia.

O mamão também auxilia na cicatrização da pele, que é muito prejudicada pela Diabetes, e pode ser utilizado para o tratamento de úlceras. A fruta não precisa ser sempre ingerida. Quando triturada e aplicado nas regiões feridas, ela estimula a cicatrização e evita infecções.

Outro benefício do mamão está nos antioxidantes encontrados na fruta, tal qual a zeaxantina. Isso contribui na filtragem dos raios de luz azul, que são nocivos para os olhos. Dessa forma, o consumo do mamão também melhora a saúde oftalmológica e diminui a degeneração macular.

Há também a presença de beta-caroteno, cujo consumo diminui o risco de desenvolvimento da asma e câncer de cólon e próstata, e da colina, que reduz a inflamação crônica.

Além disso, a riqueza de vitamina K no mamão aumenta a saúde dos ossos. Isso se deve à maneira como essa vitamina contribui na absorção do cálcio, reduzindo a sua excreção pela urina, e modifica as proteínas da matriz óssea.

Em geral, pode-se afirmar que o mamão não faz mal para Diabetes, pelo contrário. É uma das frutas que Diabéticos podem comer e é muito benéfica, pois contribui no combate de diversas doenças e saúde generalizada do corpo.

A única contraindicação é para aqueles que possuem alergia ao látex, pois a fruta contém quitinases, que pode desencadear reações alérgicas nesses indivíduos.

Leia também:  Diabético Pode Comer Melância?

Gostou deste artigo? Leia mais:


3 Comments

  1. Luiz Silva

    Sou diabético tipo 2 e gostei dos esclarecimentos.

  2. Idaliana Azevedo

    Muito boa orientação para quem cuida de diabéticos.

  3. Mariana pires

    Gosto da maneira de como explicam ! Obrigada

Deixe Um Comentário?