Laranja Faz Mal Para Diabetes?


Pacientes com Diabetes precisam tomar muito cuidado com a alimentação. A dieta para Diabéticos deve ser planejada e equilibrada, evitando alimentos com muito açúcar. Surge, então, a dúvida se frutas ricas em açúcar, como a laranja, também devem ser evitadas.

A laranja não precisa ser cortada da dieta e também não é necessariamente prejudicial para diabéticos. No entanto, seu consumo deve ser controlado.

Benefícios da Laranja para Diabéticos

A Laranja é rica em fibras, uma característica importante nos alimentos para diabéticos, pois ajuda a controlar a glicemia do paciente, a reduzir o colesterol e a regularizar o funcionamento do intestino.

Além disso, também é famosa por ser fonte de vitamina C, que possui propriedades antioxidantes. Com isso, a laranja reduz o mal causado por radicais livres e combate doenças cardiovasculares.

A vitamina C também melhora o sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções.

Outro ponto positivo da laranja é seu alto teor de cálcio e potássio, que contribuem para a saúde de nossos ossos e no combate a pressão alta, respectivamente.

Em resumo, a laranja é uma fruta com muitos benefícios para a saúde e, por isso, não deveria ser cortada completamente da alimentação de um diabético.

Cuidado ao consumir Suco de Laranja

O suco de laranja, por outro lado, é mais perigoso. Parte do controle na alimentação de um diabético está relacionado à maneira que o indivíduo consome cada alimento. Consumir uma porção pequena de fruta fresca não é um problema para a saúde de um diabético, mas uma porção maior ou um suco de fruta concentrado pode ser.

Leia também:  Diabético Pode Comer Pipoca?

As pessoas tendem a acreditar que tudo o que é natural deve ser benéfico para a saúde, mas isso não é necessariamente verdade. Embora os sucos industrializados sejam, de fato, muito menos nutritivos, um suco natural também pode ser maléfico, dependendo do quadro do paciente.

A verdade é que um suco de fruta pode concentrar uma quantidade superior de calorias do que uma porção de fruta, por exemplo. Logo, o paciente consome o suco acreditando que é um alimento leve, mas está ingerindo uma quantidade de açúcar superior ao recomendado.

Como mencionado anteriormente, e em artigos como Frutas que Diabéticos Podem Comer, a alimentação de um paciente com Diabetes deve ser controlada. Cada refeição tem um horário certo e uma quantidade específica de carboidratos que podem ser consumidos.

As frutas também devem respeitar essa regra. Por isso, é feita uma contagem de carboidratos. Uma laranja, por exemplo, tem cerca de 15 g de carboidrato. O suco concentrado utiliza mais de uma fruta, por isso, a contagem de carboidratos de um copo de suco de laranja deve ser de aproximadamente 30 a 40 g, pelo menos.

Levando em consideração que a metabolização do carboidrato o transforma em açúcar, é fácil entender como um copo de suco de laranja pode aumentar rapidamente a glicemia de um indivíduo.

Isso não precisa ser levado apenas como uma contraindicação ao suco de laranja. Em caso de hipoglicemia, por exemplo, que ocorre quando o nível de açúcar do sangue está muito baixo, o suco de laranja é indicado, pois pode reverter a situação rapidamente.

Leia também:  Mamão Faz Mal Para Diabetes?

Contudo, é preciso pensar cuidadosamente se o suco de laranja se encaixa na contagem de carboidratos de cada refeição, para evitar que a taxa glicêmica suba demais.

Em uma refeição completa como o almoço, por exemplo, existem outros carboidratos além do suco. Logo, não é nada recomendado acompanhar uma refeição com suco de laranja e, caso você deseje consumir a fruta, dê preferência para a ingestão dela fresca e sólida, não em forma de suco.

Gostou deste artigo? Leia também:


8 Comments

  1. Lucilane Carlos Xavier da Silva

    Tirou muitas dúvidas,obrigada.

  2. FRANCISCO

    EU COMO 03 LARANJAS DESCASCADA, MAS COM BAGAÇO POR DIA….ISSO PODE CAUSAR MAL A DIABETE?

  3. Marcos Antonio

    Olá, quantas laranjas podem ser consumidas por dia, por um diabético?

  4. celso s. vieira

    quanto mais comentarios esclarecedores sempre nos ajudam.muito obrigado.

  5. jair Nunes da Silva

    Descobrir agora q sei diabete e ela ya muito alto como também o colesterol. E tudo em ralação a diabete. Ta alta e to perdendo peso to muito. Amarelo e to com 0lobema na minha vista e também. Ate meu pense ficou inflamado e coçando e fui a um médico clínico geral. E ele me falou q e normal. A vista e o pense ficar assim

  6. ALVARO G FRANCISCO

    otima orientacao.tirou minhas duvidas.

Deixe Um Comentário?