Frutas que Diabéticos Podem Comer


Diabéticos devem ter uma alimentação saudável e planejada para controlar a quantidade de açúcar do sangue. Em geral, isso envolve o corte de alimentos ricos em açúcar e carboidratos, os alimentos proibidos para Diabetes. Logo, surge a dúvida: frutas ricas em açúcar são contraindicadas para diabéticos?

A resposta é não. Apesar da presença da frutose (açúcar vindo de frutas), as frutas ainda são benéficas de diversas outras formas. Por isso, seu consumo não deve ser eliminado da dieta para Diabéticos, apenas controlado.

Para garantir esse controle no consumo, é feita uma contagem de carboidratos, isto é, a quantidade de frutas que podem ser consumidas em cada refeição. O índice glicêmico de cada fruta também é analisado. Isto é, a velocidade com que o açúcar presente nelas entra na corrente sanguínea.

Tendo essas questões em mente, é possível formular, com a ajuda de um nutricionista, uma dieta para diabéticos que inclua frutas.

Confira algumas frutas que diabéticos podem comer:

Abacate

O abacate é uma fruta com pouco açúcar e rica em gorduras boas. Por isso, é uma das mais recomendadas para pacientes com Diabetes. Por ser uma fruta gordurosa, a absoração da fruta é mais demorada, o que causa uma sensação de saciedade prolongada.

Contudo, a gordura também pode ser seu ponto negativo. Caso o paciente esteja acima do peso e precise emagrecer, o abacate deve ser consumido com moderação.

Leia também:  Diabético Pode Comer Pipoca?

Maçã

A maçã é uma fruta rica em fibras, em especial a pectina. Essa fibra ajuda no controle da taxa de açúcar no sangue e também contribui na redução do colesterol ruim. Além disso, a maçã ajuda no emagrecimento, na regularização do intestino e também provoca saciedade.

Limão

O limão fortalece as artérias e diminui a viscosidade do sangue, o que ajuda a combater a perda de sangue e hemorragias. Como a Diabetes é uma doença que prejudica a cicatrização, fazendo com que os diabéticos às vezes tenham feridas abertas, o limão mostra-se um alimento extremamente benéfico.

Coco

O coco é outra fruta que ajuda a combater diversas complicações causadas pela Diabetes. Com grande quantidade de gorduras boas e ácido láurico, ele auxilia no combate contra as bactérias e fungos. Além disso, ele também aumenta a imunidade e reduz a glicemia.

Cereja

A cereja faz parte de um grupo de frutas ricas em açúcar, mas que apresentam outros benefícios importantes para o organismo. Nesse caso, o consumo deve ser feito em quantidades reduzidas e controladas.

Essa fruta é indicada pois é rica em anti-inflamatórios e anti-oxidantes e contribui para a saúde prolongada das células.

Amora

Assim como a cereja, a amora tem um alto índice glicêmico. Em contrapartida, ela também ajuda na síntese da glicose e estimula a liberação de insulina, além de contribuir na estabilização da pressão arterial.

Mirtilo

Por fim, mais uma fruta com alto índice glicêmico. O mirtilo é conhecido por ter uma enorme capacidade antioxidante e contribuir na renovação celular, importante fator no combate a diversas doenças.

Leia também:  Banana Faz Mal Para Diabéticos?

Além disso, ele também melhora o sistema imunológico e ajuda na recuperação e prevenção de infecções.

Como você pode observar, existem diversas frutas muito saudáveis e saborosas que podem ser ingeridas por diabéticos. Contudo, o seu consumo deve ser sempre regularizado, dentro de uma alimentação planejada.

Com uma dieta saudável e a prática de atividades físicas, é possível controlar a diabetes.

Gostou deste artigo? Leia também:

 


10 Comments

  1. Neusa Loureiro de Almeida

    É um belo trabalho, todas as informações e receitas gostaria se possível receber informações pelo e mail a fim de me ajudar.

    1. Eladioreys

      tenho diabetes contratado gostaria
      de receber uma.Lista

  2. Edílson lins

    E verdade esse monte de testemunho de cura natural ?

  3. João Alves da Silva

    Gostaria muito de receber quais as frutas que posso estar comendo.

  4. Simone ferreira morais

    E muito importante fazer essa dieta para diabéticos tip 2 amei essa informações.

  5. Edmailson s da Silva

    Eu gostaria que alguém que ler essas minhas dúvida mim ajudasse a resolver o probrema da minha diabetes

  6. Jade

    Gostaria de uma lista mais completa, com frutas que o diabético pode e não pode comer.

Deixe Um Comentário?