Chá para Diabetes


A Diabetes é uma doença crônica que resulta no acúmulo de glicose no sangue, causando diversas complicações na saúde do paciente. O Chá para Diabetes é um remédio caseiro que pode ajudar muito no controle desse quadro.

Confira algumas opções de chás que diminuem o nível de glicose no sangue.

Chá Verde

Modo de Preparo:

  • Aqueça uma xícara de água, retirando logo antes da fervura.
  • Acrescente 1 colher de sobremesa de folhas de Chá Verde
  • Abafe por 3 minutos
  • Coe o Chá Verde
  • Deixe esfriar à gosto

Benefícios do Chá Verde para Diabéticos

Um dos melhores chás para Diabetes, o Chá Verde comprovadamente ajuda no controle do nível de glicose do sangue.

Em uma pesquisa realizada no Japão, foi observado que as pessoas que tomavam regularmente mais de seis xícaras de Chá Verde por dia apresentavam 33% menos chances de desenvolver Diabetes Tipo 2 do que as pessoas que não possuíam o hábito de tomar Chá Verde.

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, EUA, o Chá Verde também contribui na redução dos valores de hemoglobina glicada de pacientes diagnosticados com pré-diabetes.

Uma das formas em que o Chá Verde ajuda na redução da glicemia é por meio da inibição da amilase, enzima responsável por quebrar o carboidrato e transformá-lo em açúcar.

Os polifenois presentes no Chá Verde inibem essa enzima, reduzindo a sua atividade em até 87%. Ao reduzir a ação da amilase, menos açúcar entra na corrente sanguínea, e mais saudável fica o nível de glicemia.

Um dos polifenois apresentados no Chá Verde é o EGCG (epigalocatequina 3-galato), que é capaz de inibir a síntese de açúcar no fígado.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos submeteu roedores a uma alimentação rica em amido de milho. A seguir, os animais foram divididos em dois grupos: um recebeu EGCG e o outro não.

O grupo de roedoeres que ingeriu EGCG apresentou um teor de glicose no sangue após refeição (glicemia pós-prandial) 50% inferior ao do outro grupo.

Leia também:  Diabético Pode Comer Melância?

Ou seja, o Chá Verde contribui imensamente no controle da glicemia para Diabéticos ao inibir a síntese da glicose. Para melhor aproveitar esse efeito, o horário ideal para o consumo do Chá Verde é durante ou logo após as refeições.

Chá de Camomila

Modo de Preparo:

  • Adicione duas colheres de flores de Camomila em uma xícara
  • Despeje água quente
  • Deixe em infusão por 3 minutos

Benefícios do Chá de Camomila para Diabéticos

O Chá de Camomila é famoso por ter propriedades calmantes, sendo aconselhado para pessoas estressadas, com dor de cabeça ou com sintomas de insônia. Estudos indicam que além disso, a Camomila também pode ser utilizada no controle da Diabetes.

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2008, essa planta pode auxiliar na redução da glicose no sangue e aumento do estoque de glicogênio no fígado. Dessa forma, o Chá de Camomila contribui na prevenção da hiperglicemia.

Os benefícios da Camomila para Diabéticos não param por aí. O Journal of Natural Medicines divulgou uma pesquisa que indica que essa planta medicinal proteja as células beta do pâncreas contra os danos causados pela hiperglicemia.

Isso é de extrema importância, pois as células beta são responsáveis pela produção de insulina, hormônio que transporta a glicose até as células, onde ela é transformada em energia. Todo o quadro da Diabetes gira em torno da deficiência na produção ou funcionamento da insulina.

Chá de Sálvia

Modo de Preparo

  • Em uma chaleira, coloque 1 litro de água e 2 colheres de sopa de folhas de água
  • Leve ao fogo e retire após iniciar a fervura
  • Abafe por 10 minutos
  • Coe e tome aos poucos

Benefícios do Chá de Sálvia para Diabéticos

A sálvia é uma planta medicinal que ajuda a controlar o acúmulo de glicose no sangue.

A Molecular Nutrition and Food Research, publicada em 2011, realizou um experimento em que roedores de laboratório ingeriram Chá de Sálvia diariamente por duas semanas.

Leia também:  Cerveja Faz Mal Para Diabetes?

Os animais testados apresentaram uma redução nos valores de glicose de jejum, além de uma elevação menor na glicemia após ingerirem refeições ricas em carboidratos.

Segundo a pesquisa, a sálvia atua diretamente no intestino, contribuindo positivamente na metabolização da glicose.

Estudos também indicam que essa erva medicinal melhora o funcionamento da insulina em pacientes com Diabetes e contribui para a saúde do fígado, que inibe enzimas que podem reduzir drasticamente a glicemia.

Chá de Pata-de-Vaca

Modo de Preparo

  • Ferva uma xícara de água
  • Acrescente duas folhas de Pata-de-Vaca
  • Abafe por 10 minutos
  • Consuma sem açúcar

Os Benefícios da Pata-de-Vaca para Diabéticos

O Chá de Pata-de-Vaca marca sua presença na medicina popular brasileira há décadas, contribuindo para o tratamento da hiperglicemia. Devido ao seu grande uso, pesquisadores nacionais, que investigam a Bauhinia forticata desde o século passado, já comprovaram os benefícios dessa planta na redução da glicemia.

Em 2002, mais de um estudo demonstrou que roedores com Diabetes, ao serem submetidos a tratamento com a Pata-de-Vaca, apresentaram uma queda drástica na concentração de glicose na corrente sanguínea e urina.

Isso se deve à ação de fitoquímicos presentes nessa erva medicinal, como saponinas, kaempferitrina, heteroglicosídeos, glicosídeos, guanidina, flavonoides, beta-sisterol, bauhinosida e astragalina.

Embora ainda não se saiba como exatamente a Pata-de-Vaca contribui para a queda da glicemia, pesquisadores da UNESP apresentaram a teoria de que essa erva iniba a neoglicogênese. Isto é, o processo de produção da glicose a partir de compostos que não são carboidratos.

Dessa forma, a contribuição da Pata-de-Vaca na redução da glicemia seria por meio da redução da formação de glicose, em vez da inibição de sua absorção pelo organismo.

Independentemente da causa dessa redução da glicemia, a Pata-de-Vaca é comprovadamente um ótimo medicamento para Diabetes. Contudo, como a ação dessa planta é muito potente, é necessária a orientação médica ao inclui-la no tratamento.

Leia também:  Receitas para Diabéticos

Chá de Bancha

Modo de Preparo

  • Ferva 480 ml de água
  • Adicione 1 colher de bancha
  • Abafe por 5 a 10 minutos

Benefícios do Chá de Bancha para Diabéticos

O Chá de Bancha é um tipo de Chá Verde muito consumido por japoneses. Ele se difere do Chá Verde comum por possuir menos cafeína, e também é muito útil na redução da glicemia.

Foi realizada uma pesquisa que testava o efeito da Bancha em roedores com Diabetes moderada e avançada. Os animais que ingeriram a planta apresentaram uma rápida queda na glicemia.

Segundo os pesquisadores, a Bancha afeta o metabolismo da glicose ao estimular as enzimas do fígado, órgão responsável por “quebrar” os carboidratos e transformá-los em glicose.

Quando o fígado possui uma quantidade adequada dessas enzimas, ele é capaz de manter apenas a quantidade necessária de glicose na circulação e estocar os excessos na forma de glicogênio.

O consumo de Chá de Bancha deve ser feito regularmente após as principais refeições para melhores resultados.

Chá de Carqueja

Modo de Preparo

  • Em uma chaleira, adicione 500 ml de água e duas colheres de sopa de carqueja picada
  • Ferva a mistura por 5 minutos
  • Retire do fogo
  • Abafe até a temperatura do chá diminuir
  • Tome quando estiver morno

Benefícios do Chá de Carqueja para Diabéticos

A Carqueja é uma planta medicinal tradicionalmente usada para tratar o fígado. Contudo, pesquisas realizadas em animais de laboratório demonstram que ela também atua no controle da Diabetes.

A ação da Carqueja no combate à Diabetes se dá devido à grande quantidade de polifenois presentes na planta. Os polifenois são compostos fitoquímicos capazes de inibir a oxidação celular, além de proteger as funções do fígado.

Dessa forma, o Chá de Carqueja auxilia no tratamento da Diabetes justamente por tratar da saúde do fígado, órgão extremamente importe no controle da glicemia.

Gostou deste artigo? Confira também:


Deixe Um Comentário?