Cerveja Faz Mal Para Diabetes?


A Diabetes é uma doença crônica na qual há um mal funcionamento ou produção insuficiente de insulina no organismo, que resulta em um acúmulo de glicose na corrente sanguínea.

Isso ocorre porque a insulina é o hormônio responsável por levar a glicose, “combustível” do corpo humano, para as células, onde é convertida em energia. Quando há insuficiência ou deficiência nesse hormônio, a glicose permanece no sangue, causando uma série de problemas.

Para controlar esse quadro, é planejada uma alimentação saudável e regulada, que evita alimentos que podem contribuir com o acúmulo de açúcar, por exemplo. Logo, os pacientes com Diabetes têm muita preocupação com quais alimentos e bebidas podem consumir.

A cerveja, por ser uma paixão nacional, causa essa forte preocupação. Será que cerveja faz mal para Diabetes? O Diabético precisa abandonar a cerveja para ser saudável?

Embora não seja necessário cortar completamente a cerveja, é importante notar que ela é uma bebida alcóolica fermentada feita à base de glicose. A sua composição inclui muito açúcar e seu índice calórico é bastante elevado.

O álcool por si só, quando consumido em excesso, já pode afetar o funcionamento da insulina e, consequentemente, desregular o nível de glicose na corrente sanguínea, o que pode resultar em hipo ou hiperglicemia.

O Diabético Pode Consumir Cerveja?

A resposta é: depende, mas, em geral, sim.

Leia também:  Receitas para Diabéticos

Quando a Diabetes do paciente está sob controle, o que, é claro, envolve um bom tratamento e estilo de vida saudável, é permitido tomar uma gelada. Porém, o Diabético deve beber com moderação.

Uma quantidade adequada de cerveja para Diabéticos é 680 ml e um teor alcoólico de 5%, o que corresponde a duas latas da bebida.

É importante não consumir a bebida alcóolica de barriga vazia. O consumo isolado do álcool pode causar hipoglicemia. Isto é, uma diminuição excessiva na taxa de glicose do paciente.

Além disso, também é recomendado que o Diabético monitore sua glicemia antes e depois de beber.

Não se esqueça de que a permissão para beber cerveja deve vir do médico, que analisará todo o seu quadro antes de tomar uma decisão. O consumo inapropriado de bebidas alcoólicas pode acarretar em sérios problemas para um Diabético!

Outras bebidas alcóolicas para Diabéticos

Para os pacientes Diabéticos que não querem abandonar a bebida, alguns médicos indicam bebidas destiladas como alternativas à cerveja, pois sua produção não é feita à base de carboidratos e o índice glicêmico costuma ser mais baixo.

Dessa forma, o paciente pode brindar com uma dose de uísque, por exemplo. Lembrando que não é porque os destilados têm índices glicêmicos mais baixos que eles dispensam os cuidados. Ainda é importante beber com moderação, de barriga cheia e monitorar a glicemia!

Leia também:  Diabético Pode Comer Pipoca?

Será que a cerveja faz mal para Diabetes mesmo?

Se o teor calórico, quantidade de carboidratos e índice glicêmico da cerveja indicam que ela não é boa para Diabetes, alguns estudos dizem o contrário.

Uma pesquisa espanhola revelou que a cerveja possui componentes que podem contribuir no controle da glicemia e combate à inflamações, problema muito comum em Diabéticos. Dessa forma, a bebida poderia ser tão benéfica quanto o vinho.

Além disso, especialistas afirmam que a culpa atribuída à cerveja pelo acúmulo de gordura abdominal é um mito popular. O verdadeiro culpado são os aperitivos engordurados consumidos junto à cerveja!

Inclusive, outra pesquisa espanhola, realizada em uma parceria entre a Universidade de Barcelona, o Instituto Carlos III de Madri e o Hospital Clínico de Barcelona, indicou que o consumo diário de uma caneca de cerveja pode contribuir não só no combate à Diabetes, mas também ao ganho de peso e à hipertensão.

Isso é possível porque a cerveja, além de ter baixo teor alcóolico, possui ácido fólico, cálcio, ferro e vitaminas. Todos são nutrientes que ajudam na proteção do sistema cardiovascular.

Mas, é claro, nada disso muda o fato de que é importante beber com moderação, como os próprios comerciais de cerveja recomendam.

Gostou desse artigo? Leia mais:

Leia também:  Açúcar Mascavo na Diabetes

15 Comments

  1. Sandra Soares

    Gostei muito tenho um filho com diabetes e vivo preocupada com q ele come e bebe principalmente bebidas alcoólicas ele tem 24 anos e tem diabetes desde um aninho
    É muito bom ler tudo isso fico mais tranquila

  2. Gerson Pires

    Gostaria de saber se tapioca faz mal ao diabetico

    1. rodrigo

      faz bem, vc faz ela com ovo no omelete e troca por torradas, paes tudo que nao pode comer e a glicemia fica ok, fonte: Meu monitor de glicemia pós café.

  3. Luiz Carlos Mendonça da Silva

    Foi ótima a informação, ela.é bem vinda pois ajuda a esclarecer alguns mitos

    1. zarie godoi de vasconcelos

      muito bom adorei a respostas

      irei tomar uma gerada
      fuiiiiiii

  4. JOSÉ LOPES RODRIGUES

    JOSE LOPES RODRIGUES NOSSA COM FOI BOM FIQUEI BEM INFORMADO

  5. Samuel Gomes missão

    Gostei desse esclarecimento
    Foi muito bom

  6. Robson

    Valeu. Gostei das informações. Fiquei bem mais informado.

  7. Li e odiei. Meu marido e um cachaceiro de primeira, bebe de 10 a 12 cervejas por dia, incomoda, as vezes passa mal e ainda leio que poooooooooooooooooodeee. Haja saco!!!

  8. Drika Reis

    Achei a matéria mujto interessante pois estou fazendo um tcc sobre os benefícios da cerveja e a matéria me foi muito útil

Deixe Um Comentário?