Banana Faz Mal Para Diabéticos?


A Banana é uma fruta cheia de benefícios para a saúde, mas, por ser rica em açúcar, muitas pessoas se perguntam se a banana faz mal para diabéticos.

A verdade é que diabéticos podem comer qualquer fruta, independentemente dos índices glicêmicos, mas devem controlar a quantidade consumida, assim como planejar muito bem cada refeição. Dessa forma, é possível evitar aumentos bruscos na taxa de glicemia.

Consumo de Banana para Diabéticos

Segundo diversos órgãos especializados em Diabetes e nutrição, como a American Diabetes Association, a British Association of Diabetes UK e a Academy of Nutrition and Dietetics, a banana é uma fruta saudável e benéfica inclusive para os diabéticos, se consumida dentro de um planejamento alimentar.

Como a banana é uma fruta rica em fibras, manganês, potássio e vitaminas C e B6, além de ser livre de colesterol, gordura e sódio, ela pode ser considerada uma fruta perfeita para se consumir em uma porção.

O problema está em desconsiderar os limites impostos na dieta para Diabéticos, que envolve uma contagem precisa de calorias e a distribuição das refeições ao longo do dia.

O valor nutricional de uma banana média de cerca de 18 cm (equivalente ao comprimento de um lápis) é de:

  • 15 g de açúcar
  • 3 g de fibras
  • 105 calorias

Essa quantidade é o equivalente a uma porção de fruta (15 g de açúcar). Caso o paciente decida consumir meia porção (meia xícara de banana fatiada) o valor nutricional seria de:

  • 8 g de açúcar
  • 2 g de fibras
  • 68 calorias
Leia também:  Mamão Faz Mal Para Diabetes?

Para consumir bananas dentro de um planejamento alimentar, são recomendadas cerca de três porções por semana, dando preferência à fruta fresca e mantida em temperatura ambiente.

Índice Glicêmico da Banana

Um fator importante a se considerar na hora de consumir frutas quando se é diabético é o índice glicêmico. Trata-se da velocidade com a qual o açúcar presente em um alimento ingerido chega à corrente sanguínea.

Quanto mais rápido o processo, maior o índice glicêmico e pior para o controle da glicemia.

Embora nenhuma fruta seja contraindicada para diabéticos, em geral, recomenda-se que os pacientes dêem preferência para alimentos com índices glicêmicos mais baixos. Para o índice glicêmico de um alimento ser considerado alto, deve ser acima de 70.

No caso da banana, o índice glicêmico depende da maturação da fruta. O índice costuma ser maior quanto mais madura estiver a banana. Isso ocorre porque os carboidratos complexos presentes na banana se transformam em açúcar conforme a fruta amadurece.

O índice glicêmico de uma banana madura, de casca completamente amarela, é 52. Um valor ainda considerado baixo. Por isso, é o momento ideal para consumo.

Benefícios da Banana para a saúde

Alguns dos benefícios que a banana apresenta para a saúde, motivo pelo qual não é recomendado cortar a fruta completamente da dieta de um paciente com diabetes, são:

  • A fruta é fonte de vitaminas C e B6, cobre, magnésio, manganês, potássio e fibras (que são muito importantes na dieta para diabéticos)
  • Possui triptofano, proteína que se transforma em serotonina dentro do corpo, causando relaxamente, melhora no humor e bem-estar
  • Possui antioxidantes, como luteína, zeaxantina e carotenos, o que auxilia na prevenção de danos celulares e envelhecimento
  • Possui lectinas, que são agentes anticancerígenos
Leia também:  Cerveja Faz Mal Para Diabetes?

Em outras palavras, a banana não faz mal para diabéticos se consumida em quantidade adequada, dentro de uma dieta para diabéticos planejada por um profissional especializado. Mantenha uma alimentação saudável, e é possível controlar o quadro da doença.

Gostou deste artigo? Leia mais:


6 Comments

  1. Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.

    a equipe esta de parabens, recomendo.
    vou compartilhar no facebook.

  2. Litamar De FAtima C.Fernandes.

    Muito boa a explicação! Obrigada.

  3. Maria Elomar Bezerra de Oliveira

    Excelente artigo que orienta os diabéticos a consumir uma alimentação saudável e controlada, planejada e orientada por profissional. Uma alimentação saudável é importante para qualquer pessoa que deseja manter corpo e mente saudáveis e ou controlar qualquer tipo de doença. Os exercícios físicos, também são importantes para nossa saúde.

  4. Benedita Gomes

    Amei a reportagem, e as orientações.
    Vou procurar seguir certinho.
    Obrigada!

  5. Maria Isabel Viaba

    Muito bem elaborada sua pesquisa e transmissão sobre os alimentos para diabéticos. Estou realmente satisfeita com seus esclarecimentos. Parabéns!

Deixe Um Comentário?