Alimentos Permitidos para Diabéticos Tipo 1

Os Alimentos Permitidos para Diabéticos Tipo 1 são ricos em fibras e têm quantidade moderada de carboidratos. Em geral, a alimentação recomendada para os pacientes com Diabetes Tipo 1 é parecida com uma dieta saudável típica. Ou seja, tem muitas frutas, verduras, cereais integrais e dá preferência para carnes magras.

A diferença é que os diabéticos devem tomar muito cuidado para evitar ou moderar o consumo dos alimentos não recomendados, como carboidratos simples, e evitar os alimentos proibidos para Diabéticos, como mel e açúcar. As refeições também devem ser muito bem distribuídas ao longo do dia.

Por Que a Diabetes Tipo 1 Pede Alimentação Especial

A Diabetes Tipo 1 é uma doença hereditária que ocorre quando o pâncreas do paciente é incapaz de produzir quantidade suficiente de insulina para suprir as necessidades do organismo.

Essa baixa produção de insulina acontece porque o organismo de um Diabético Tipo 1 é autoimune. Isto é, as células que produzem a insulina, conhecidas como células beta, são destruídas pelo próprio sistema imunológico do paciente, impedindo a produção do hormônio.

A falta de insulina no organismo causa diversas problemas de saúde. O mais famoso é o acúmulo de glicose no sangue, pois a insulina é responsável por transportar a glicose para as células, onde ela é transformada em energia.

Com isso, o paciente sofre com picos de glicemia e também uma preocupante escassez de energia. Para tentar resolver isso, o corpo quebra a gordura e os músculos do corpo, tentando transformá-los em energia, e emagrece o paciente.

O tratamento aconselhado para os Diabéticos Tipo 1 é a aplicação de insulina em quantidades controladas, permitindo que o transporte da glicose seja feito, tirando o acúmulo do sangue e criando energia.

A alimentação do paciente deve ser alinhada a essas aplicações, para evitar alterações na taxa glicêmica do sangue e picos de glicemia. Além disso, deve-se evitar consumir alimentos ricos em açúcar e que contribuam ainda mais para o aumento dessa taxa.

Um dos sintomas da Diabetes também é a fome constante, que é acionada devido à falta de energia. Vale lembrar que não adianta simplesmente comer sem parar e que isso pode, inclusive, acarretar em picos de glicemia.

As refeições devem ser equilibradas e seguir a recomendação de um especialista.

Dieta com Alimentos Permitidos para Diabéticos Tipo 1

Embora a Dieta para Diabéticos ideal para cada indivíduo só possa ser definida por um nutricionista, que levará em consideração o quadro e os hábitos do paciente, é possível oferecer um exemplo de boa alimentação como sugestão.

Em geral, é aconselhável consumir carboidratos bons, como arroz integral ou batata doce, outros alimentos como legumes, verduras, cereais e carnes magras.

É importante evitar ou cortar completamente alimentos ricos em açúcar ou carboidratos que sejam absorvidos rapidamente, como bolo e pão branco.

Confira um cardápio para Diabéticos Tipo 1:

Café da manhã

Na primeira refeição do dia, o paciente pode consumir uma fatia de fruta, uma fatia de pão integral com ricota e um copo de café com leite de soja.

Primeiro lanche

Como o paciente deve distribuir bem as refeições ao longo do dia, é importante a presença de lanches entre as refeições.

No primeiro lanche, pode-se consumir uma porção de salada de frutas com uma colher de farinha de linhaça dourada acompanhada de chá branco.

Almoço

Essa é a primeira grande refeição do dia, e é importante equilibrar muito bem todos os seus componentes. É uma boa ideia que a salada ocupe a metade do prato e tenha muitos vegetais verde escuro. Para temperá-la, use azeite de oliva extra virgem e uma pitada de sal.

O prato também deve conter três colheres de arroz integral e três colheres de feijão. Escolha a proteína de sua preferência, priorizando carnes magras.

Segundo lanche

Para o segundo lanche, basta uma porção de iogurte grego com aveia.

Jantar

Novamente, metade do prato deve ser  composta de salada com vegetais escuros. Para completar a refeição, consuma três a quatro colheres de massa integral.

Ceia

Para finalizar, o paciente pode tomar uma batida de morango com leite de soja.

Lembre-se de sempre procurar um profissional para fazer o tratamento da Diabetes.

Gostou deste artigo? Leia mais:

Esta artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Deixe Um Comentário?