Diabético Pode Comer Pipoca?

A Pipoca é nutritiva e rica em fibras, mas por ser um lanche tão popular e de fácil preparo, passa a impressão de ser um alimento pouco saudável. Pacientes com Diabetes precisam escolher cuidadosamente o que consumir em cada refeição para evitar um maior acúmulo de glicose no sangue. Por isso, a dúvida: Diabético pode comer Pipoca?

A resposta é sim! Diabético pode comer pipoca. Contudo, assim como qualquer outro alimento, o consumo deve ser moderado e feito da maneira mais saudável possível, evitando adição excessiva de sal e gordura.

Os Benefícios da Pipoca para Diabéticos

Existem alguns fatores importantes que o Diabético precisa levar em consideração na hora de montar seu cardápio: a quantidade de carboidratos e o índice glicêmico de cada alimento. Isso se deve à preocupação com o aumento da taxa de glicose no sangue, que deve estar sempre sob controle.

O carboidrato é formado por blocos de açúcar que, após a ingestão, são quebrados e liberados na corrente sanguínea. Em um indivíduo saudável, a insulina levaria esse açúcar até as células, onde ele seria convertido em energia. Os Diabéticos, contudo, sofrem de insuficiência ou mal funcionamento da insulina. Logo, essa glicose se acumula no sangue.

Para evitar uma elevação repentina na glicemia, é feita a contagem de carboidratos em cada refeição e é dada preferência para alimentos com baixo índice glicêmico. Isto é, alimentos cuja glicose demora mais para chegar à corrente sanguínea.

Leia também:  Dieta para Diabéticos

Para o índice glicêmico de um alimento ser considerado alto, ele deve ser igual ou superior a 70. Índices glicêmicos iguais ou inferiores a 55, por sua vez, são considerados baixos. Quanto maior o índice glicêmico, maior a velocidade com a qual o açúcar do alimento chega no sangue e pior o controle da glicemia.

Em relação a esses dois fatores, a pipoca está equilibrada. O seu índice glicêmico é baixo, 55, ou seja, o Diabético pode consumi-la sem medo de sua glicemia subir rapidamente.

Quanto à contagem de carboidratos, em geral, um paciente com Diabetes deve ingerir de 15 a 30 g de carboidratos nos lanches, que acontecem entre as refeições principais.

Três xícaras de pipoca correspondem a 15 g de carboidratos. Ou seja, algumas xícaras de pipoca já completam toda a quantidade de carboidratos permitidas para uma pequena refeição.

Qual tipo de Pipoca faz mal para Diabetes?

Uma questão importante é qual tipo de pipoca o Diabético pode consumir. A versão mais natural da pipoca, vendida em grãos, é um alimento cheio de benefícios.

Trata-se de um grão integral rico em fibras, que pode auxiliar no controle da glicemia e até mesmo do colesterol, o que o torna um lanche muito mais saudável do que salgadinhos, chocolate ou pão branco, por exemplo, que são alimentos proibidos para Diabéticos.

No entanto, a pipoca de microondas já não é tão saudável. A sua quantidade de carboidratos é maior do que a versão não processada. Um pacote de 30 g possui até 21 g de carboidratos.

Leia também:  Banana Faz Mal Para Diabéticos?

Logo, há uma necessidade de conferir os valores nutricionais antes de comprar a pipoca. Evite comprar pacotes de pipoca ricos em gordura, sódio, sal e açúcar. O sódio, por exemplo, não deve exceder 150 mg por porção de pipoca.

Diabéticos devem dar preferência para pipoca salgada, preparada com uma quantidade mínima de óleo de soja, girassol ou canola, sem temperos prontos ou adição de açúcar, bacon, leite condensado, chocolate, entre outros.

Caso exista a vontade de consumir pipoca doce, a alternativa é prepará-la com uma quantidade moderada de adoçantes recomendados pelo nutricionista que acompanha o paciente.

Receita de Pipoca para Diabéticos

Há, ainda, a possibilidade de preparar a pipoca sem óleo algum. Trata-se da pipoca ao vapor, feita com o auxílio de plástico filme. Confira:

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de milho para pipoca
  • 2 colheres (sopa) de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Deposite o milho e a água em um recipiente alto, adequado para microondas
  • Cubra o recipiente com plástico filme e faça pequenos furos no plástico
  • Leve ao microondas por cerca de 6 minutos em alta potência, conferindo o tempo em que a pipoca estoura
  • Retire e tempere com moderação

A Dieta para Diabéticos deve ser sempre equilibrada, mas não menos saborosa. A pipoca não equivale a uma grande refeição completa. Isto é, ela não pode ser consumida como almoço ou jantar. Contudo, você pode se deliciar nos lanches com esse alimento gostoso e nutritivo.

Leia também:  Mandioca Faz Mal Para Diabéticos?

Gostou deste artigo? Leia mais:

Deixe Um Comentário?